domingo, 15 de agosto de 2010

Diário da viagem sozinha para Croácia II

Nossa mãe do céu, quanta coisa pra falar!!!!!!!!!!!!

Absurdo, não teve um dia/noite que tenha sido pacato ou sei lá... maravilhas de uma viagem! Ou não...

Ok, começando de onde parei. Cheguei na estação de trem em Zagreb, capital, quinta a noite, os pais da Zizi, minha amiga croata que conheci em Praga, me buscaram de carro e me ajudaram com as malas! A grande ficou na casa deles, a pequena e a mochila ficaram comigo...
Muito fofos, me deixaram na casa da amiga da Zizi, a Petra, onde eu iria dormir, e me deram panquecas e biscoitos haha
A casa da Petra é bem pequena mas muito aconchegante! Ela também tinha cozinhado pra mim, uma espécie de bolinhos/nhoque doce com geléia, açúcar e canela! Gostei bastante, mas ultimamente não sou a maior fan de doces (QUEM É VOCÊ E O QUE VOCÊ FEZ COM A FERNANDA?) então sei lá...
Depois do mais que necessário banho e sinal de vida na net, fui dormir morta de cansada.

Certo, agora começa a saga. Coincidência ou não, cada dia da semana foi marcado por uma nacionalidade...

06/08 - Sexta-feira - Italianos
Bom, passei a sexta a tarde toda na net na casa da Petra, planejando a viagem (última hora? imagiiiina...). Impressionante como tá tudo lotado MESMO! Foi uma guerra pra achar hostel e couchsurfers... tenso. No fim, decidi:

Zagreb - 7/Aug

Plitivice Lakes - 8/Aug
Split - 9/Aug
Zadar - 12/Aug
Pula - 14/Aug
Zagreb - 17/Aug
Praga - 18/Aug :)


Não foi bem assim que acabou rolando, mas enfim...
Certo, planejado, mas sem lugar nenhum pra ficar até então. Esperando respostas de amigos da Petra e da Zizi, Couchsurfing e, último caso, procuraria hostels...
Nessa de procurar couchsurfers, postaram algo sobre ir tomar uma cerveja sexta a noite, tipo um encontro do grupo de couchsurfers que estivessem em Zagreb. E por que não? Fomos.
Andamos um pouco pelo centro e paramos num bar. Cervejas e comida típica croata (um churrasco muito gostoso igualzinho o típico da Romênia haha) e váááários italianos. Isso porque Itália é aqui do lado, então eles vem pra cá viajar, é barato, perto, etc. A viagem inteirinha eu só acho italiano pela rua e menus em italiano, etc. Fico achando que tô na Itália as vezes haha
Vale lembrar do italiano que morou no Brasil e falava português muito bem, o Antonio. Adora um samba e, depois de uns drinks, cantamos e sambamos haha
Depois fomos todos pra uma balada/club que tocava umas músicas mais tendendo pra rock, bem meu estilo e parece que é um dos lugares favoritos da Zizi.
De lá, na rua, encontramos uns bebados cantando e eles chamaram a gente pra ir num pub 5min dali. Por que não? Fomos. No fim das contas, era um club gay haha e o cara que chamou a gente tava dando em cima do eslovaco couchsurfer que tava comigo e a Petra. Mas não ficamos muito =p
Andamos MUITO, sério, mais de uma hora pra voltar pra casa. A Petra é mega perdida, foi tenso. Capotei.

07/08 - Sábado - Croatas
Certo, sábado chegou e eu precisava fazer um sightseeing em Zagreb antes que a Zizi me matasse (ela tava brava que passei a sexta dentro de casa haha). Fomos eu e a Petra andar no centro. Lá encontramos um cara da AIESEC que se juntou a nós. Tomamos um café numa rua que só tem cafés/pubs, bem legal! Andamos pela cidade, que, aliás, é muito limpa, bonita, organizada, sensacional! Moraria lá tranquilamente! Igrejas, squares, ruas históricas (onde teve guerras, etcs), parques - é meio que o combo de toda cidade histórica da Europa, tá ficando sem graça já... =p
Enfim, o que valeu mesmo foi a grande aula de história que a Petra e o AIESECo me deram, falando das guerras, dos problemas políticos, da situação econômica, etc. Muito bom!
De noite, sai com a Petra e uma amiga dela. Íamos de carro, mas foi total fail! Não entendi porque, ela estacionou MUITO longe do lugar. Chegamos lá, estava fechado, tivemos que ir pra outro lugar. Andamos pra caraleo. Chegamos lá e, fechado!!! Outro lugar... quando finalmente achamos (elas são extremamente perdidas, não tô brincando) estava para fechar.. ficamos lá 1h e foi isso.. total fail a saída, mas fazer o que. Daí atéééé voltar pra casa, tivemos que andar mais um tantão... e o sapato não era apropriado, então meu pé começou a doer...

08/08 - Domingo - Franceses
Dormi mega tarde no sábado e acordei cedo pra pegar o onibus para os lagos. O onibus largou a gente numa estrada, não tinha nada de informação.. segui o fluxo, achei um restaurante, paguei pra deixar minha mala lá, mas carreguei a mochila (não confiei de largar meu notebook...).
Anda anda anda, fila fila fila, comprei ticket, e bora caminhar pra ver os tais lagos que a Zizi fez questão que eu fosse! E realmente, ela tava certa, é LINDO! Sério, me senti no paraíso, adorei caminhar por lá... Totalmente sozinha, usei o tempo pra pensar na vida, pra apreciar a beleza do lugar... mas foi bem cansativo, andei umas 3h~4h, tava quente e não tinha visto tudo ainda... resolvi ir embora sem ver tudo mesmo, ainda tinha uma viagem longa pela frente. E meu pé doendo...
Agora, sobre os franceses, não é bem como se eu tivesse conhecido nenhum, mas achei válido comentar que tinha um grupo de estudantes lá fazendo excursão. Uns franceses idiotas e metidos e, sim, fedidos! Arg, só pioraram minha imagem de França e franceses, que pena...
Valído lembrar também que, na espera do ônibus (atrasado, como todo meio de transporte intermunicipal por aqui no Leste Europeu), conheci um casal de ingleses muito gente boa :) almocei com eles e tudo mais.
Cheguei a Split umas 7h da noite, mas estava bem quente (o Sol aqui se poe umas 8, 9 da noite..). De novo, dificil achar um ponto de informação, mas achei o tal lugar que deveria pegar onibus. 40min de atraso, mas veio. Cheguei no hostel quebrada, suada, fedida... super banho e sinal de vida na net! Mal sabia que esse hostel seria minha casa por 4 dias... :)

09/08 - Segunda-feira - Australianos
O Hostel era demais! Não era a melhor localização do mundo, bem longinho do centro e com transporte não muito frequente. Meio perigoso porque os quartos ficam de um lado da rua e a sala comum a todos era do outro lado. E não para de passar carro ali. Mas a estrutura era muito boa, tinha tudo que a gente precisava! Tudo mesmo! Até nintendo wii, poker, toalha de praia (de graça), etcs! Ah é, e tinha uma praia particular... só pra quem pode =p
Lá conheci gente da Austrália, Nova Zelânida, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Brasil, Espanha, Estados Unidos, etc...
Enfim, mesmo mega cansada no sábado, fui pra sala que todo mundo fica, faz as refeições, joga algum jogo, etc. Precisava usar a internet, então fiquei um tempo lá sábado a noite. Mas o ambiente do hostel é tão legal e tão receptivo que, mesmo pretendendo ir dormir, acabei sentando com o pessoal pra conversar. Só jovens, de 18 a 30 anos, de vários países diferentes e com histórias diferentes. Era tudo tão interessante que acabei perdendo o sono...
Acabamos jogando poker eu, os australianos e o alemães! Perdi na primeira rodada (sério ahuahuah maldito all in...) e no fim das contas só assisti haha mas foi mega engraçado, o povo era muito gente boa!
Mas lá não podia fazer muito barulho de noite, o avô dos donos reclama e a vizinha tá doente e reclama também. Fomos para o último andar, no quarto dos australianos, se é que aquilo pode ser chamado de quarto... isso porque era basicamente uma cama no terraço, com a parede aberta, sem nada pra fechar, tudo de cimento e cheio de entulhos. Mas eles também tavam pagando bem barato e não se importavam, então sussa. Fumamos narguile (mostrei minhas habilidades de fazer anel de fumaça haha pagaram um pau), os australianos fizeram truques de mágica; teve até levitação! :) Me diverti bastante, mas tava cansada e fui dormir.
Acordei e conversei com várias pessoas, inclusive um brasileiro muito gente boa, Gustavo, 30 e poucos anos, história de vida bem interessante.
Passei a tarde com os australianos (Kieran e Alex), alemães e o Gustavo, tocando violão, cantando, tomando sol, comendo frutas da árvore do hostel (muito boa, mas não faço idéia de que fruta é aquela..). E de noite fizemos um churras, comemos bastaaaaaaaaaante! Tomei 3 cervejas e fiquei alegrinha haha daí lual na praia, conversa fora, ambiente bem legal e aconchegante mesmo! Muita gente de várias nacionalidades. E despedida dos australianos, que já estavam indo embora =/

10/08 - Terça-feira - Portugueses
Terça-feira fiz um passeio de barco. Foi bem relaxing, já que tinha ido dormir umas 4~5h e acordei as 9h e tava com cansaço acumulado dos dias anteriores (que foi aumentando ao longo da semana, vocês vão ver). Fui com uma alemã, uma australiana e um suiço (e meu pé doendo..). Mas comparando a passeios de barco no Brasil, foi extremamente caro e chato. O barco era melhor e talz, mas só parava em duas praias e praia aqui não é bem praia, pra ser sincera... não tem areia, então é basicamente um lugar que não tenha muita pedra e dê pra nadar. A água é super clara e limpa, bem transparente e não muito salgada, mas gelada! No fim, acabei mais tomando sol do que nadando nesses dias.. teve almoço a bordo, com direito a peixe frito, salada, pão, suco e vinho! Mas o peixei era muito estranho, vinha com cabeça e tudo, não tiravam nem o olho, é muito feio haha. E eu querendo uma isca de peixe... =/
Voltei cansadérrima, pensando em só escrever no blog e dormir... mas precisava comer algo então fui pro salão comum.
Conheci um casal português MUITO gente boa. Interessante é que, no dia anterior, fiquei zoando o brasileiro (esqueci o nome, droga) que passou 1 mês em Portugal e falou INGLÊS porque não entendia nada... mas agora sei o porquê, é realmente muito complicado entender, eles falam rápido demais, juntam as palavras e não respiram haha a gente fala mais pausado, mais cantado, tipo mineiro =p

11/08 - Quarta-feira - Ingleses
Conversando e comendo com os portugueses, acabou que os ingleses (que tinham dado balão no passeio de barco) apareceram e sentaram lá com a gente e começamos a conversar. Foi muito divertido, o humor inglês é demais! O sotaque então, muito lindo! 3 caras memoráveis, fiquei muito amiga deles: Phil, Jack e Dan. Vale até contar a história: no churrasco, comecei a conversar com eles, sentei junto e tal. Eles tavam meio isolados porque tinham acabado de chegar. E se eu não puxasse papo, eles não puxavam! Conversamos um tempão, mas eles foram dormir cedo, com a promessa de ir no passeio de barco. Mas eu tinha a impressão que eu tava sendo a chata-inconveniente-não-bem-vinda nas conversas deles. Tanto que nem puxei papo na terça, mas eles vieram se desculpar de não ter ido, etc. Mas depois descobri que não, que eles na verdade são mega tímidos e que é parte da cultura inglesa isso, se ninguém for falar com eles, eles não vão falar com ninguém. Eles até me agradeceram de eu ter chamado eles pra andar com o resto, se não eles nem iriam.
Mas tímidos só a princípio, depois que tão na roda, eles são muuuuito engraçado. Novamente eu, os alemães, e agora os ingleses, no POKER! Mandei muito haha, praticamente ganhei a primeira rodada, o que me rendeu umas 30 kunas (tivemos que dividir porque tava chato pros outros só assistirem). Jogamos até umas 3h da manhã (isso que eu tava pensando em ir dormir 9h da noite) até expulsarem a gente pelo barulho. Andamos na praia, conversamos, vimos o sol nascer e até mesmo nadei as 6h da manhã haha! Friooooooo!
Fui dormir e acordei as 9h inexplicavelmente... não sei como ainda não tive um pirepaque de não dormir direito, sério...
Enfim, daí passamos todo o dia na praia (é, mar..) do próprio hostel, nadando, tomando sol, conversando, etc. Foi a tarde dos ingleses, porque além dos 3 já citados, tinha mais uns 4 ou 5. Foi complicado pra eu entender o inglês deles com sono, mas deu.
Triste a despedida, eles foram embora a noite, realmente ficamos bons amigos. Mas fui convidada a visitá-los em Manchester, vou com certeza :) E eles também querem ir pro Brasil na Copa... aliás, todo mundo que eu conheço quer! Não duvido que alguém realmente acabe indo e ficando lá em casa haha


Bom, resumidão mesmo até quarta foi isso. Depois veio quinta (alemãs), sexta (belgos) e sábado (hong kong..?)... e vários acontecimentos não tão legais, porém interessantes... depois posto com mais calma.
Só queria deixar registrado aqui o quanto é legal viajar sozinha. Por mais que tenha situações não tão confortáveis, a facilidade com que se conhece pessoas e anda com elas é impressionante! É muito legal, pessoas de todos os tipos, de todos os lugares, histórias de vida incríveis! Dá uma inspiração pra tudo, total inexplicável, sério... faz você se auto-questionar, auto-afirmar, auto-conhecer... :) Só indo mesmo, sério.
E coragem... todo mundo aqui me pergunta se não tenho medo, fala que sou mega corajosa e que tá com 21 anos, ter feito 3 intercâmbios e ir pro 4o é sensacional. E que meu inglês é muito bom, ninguém acredita que sou brasileira haha então cá estou novamente passando por uma outra etapa de morar/viajar no exterior e tentando passar pra vocês o quanto isso tem me feito bem! Sem contar as inúmeras casas e contatos haha jajá conquisto todo o continente europeu, norte-americano e oceania - quero ver alguém ganhar de mim no war =p vou conqusitar todos os territórios ainda! E haja viagem que ainda tenho por fazer, o mundo é muito grande e pequeno ao mesmo tempo, adoro! Enfim, parei de filosofar/castelar/whatevar aqui..

Bjaooo


P.S.: Legal pra lembrar...:

Músicas da viagem

Yellow - Coldplay (lual)
I'm Yours - Jason Mraz (lual)
All around the world - Oasis
Masterplan - Oasis
Kid Abelha, Marisa Monte, Paralamas, Capital, Skank, Engenheiros, TM, Samba Rock, Oasis, Arctic Monkeys, Beatles, etcs :) - bendito celular novo!!

6 comentários:

  1. Nossa, que da hora sua viagem!!!
    Aproveita muito aí. Saudades

    E vê se volta a gostar de doce logo! Você tem que cozinhar pra gente!!!!1

    ResponderExcluir
  2. Legal vc curtir a Croácia....ir do maior centro cultural (ZAgreb) até o litoral da Croácia...e olha que temos 1250 ilhas para conhecer....apesar do seu relato ser de "descobridora"...tem muita informação na net sobre a Croácia...vc iria se surpreender...e os europeus(italianos,ingleses,espanhóis,franceses,etc)já sabem disso a muito tempo...Parabéns a vc por se previligiada de estar nesse paraíso!!!!

    ResponderExcluir
  3. @Cadu: ahahaha meu filho, agora cozinho salgado também! Perdi nojinho de carne hahaha! E outra, não vou deixar de cozinhar doce não, relaxa que ainda tem bolo e torta pra todo mundo =p Saudades!

    @Dohoczki: Opa, amei a Croácia, tô de certa forma triste de tá indo embora daqui 2 dias... Percebi mesmo que tem MUITO o que ver por aqui, não é um país pra 1, 2, 3... 30 dias! É um país que oferece muita coisa pra se ver e fazer, e que eu não me cansaria tão rápido... quero voltar, vou voltar! No caso, acho que nós do Brasil acabamos achando tudo muito "descoberta" porque sair do Brasil pra ir pra praia não faz tanto sentido assim. O que é uma pena, porque acabamos perdendo lugares maravilhosos como esse!

    ResponderExcluir
  4. Ufa.. Li!
    Muito legal!

    "Mesmo que a rota da minha vida conduza a uma estrela, nem por isso fui dispensado de percorrer os caminhos do mundo"

    Boas descobertas!
    =*

    ResponderExcluir
  5. Legal você citar estrelas.. esqueci de comentar que, durante toda minha viagem pra Croácia, vi muitas estrelas cadentes (até porque em um dos dia teve algum fenomeno...) :)

    Bjosss

    ResponderExcluir
  6. Filha adorei tudo que você escreveu, fiquei muito feliz em ver o quanto você está bem.
    Feliz por ver o quanto você está crescendo e amadurecendo embora ainda tenha apenas 21 anos.
    A minha saudade é grande, mais o meu orgulho de você é maior.
    Te amo
    mil bjs com todo carinho do meu coração.
    Sua mãe

    ResponderExcluir