sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Diário da viagem sozinha para Croácia I

Título do post altamente descritivo haha chega a ficar feio. Porém, é isso mesmo. Um diário, ou seja, vai ser bem descritivo e provavelmente chato e pesado de se ler... coragem aí!

Eu gostaria de chamar essa viagem de mochilão, mas infelizmente não é. Isso porque durante toda a viagem, vou ter que dar um jeito na minha mudança (é, mudança mesmo, todas minhas tralhas pra passar um ano fora do Brasil) que são duas malas, uma gigante de uns 35 kg e uma média de uns 25, + mochila com notebook pesado e bolsa com os básicos de sobrevivência. HAJA BRAÇO!!! Sério, acho que vou ficar mais forte depois dessa.

Mão direita puxando a mala grande, mão esquerda a pequena, mochila nas costas e bolsa na transversal: e lá foi ela de estação em estação.

Logo em seguida da minha festa de despedida na Romênia, fui, virada, pra estação de trem (gara) de Brasov. Vale lembrar que, graças a demora do táxi (pela primeira vez desde quando cheguei na Romênia), chegamos com uns 3 minutos de atraso ou seja, f**eu! Mas não, na Romênia, nunca vi um trem que tenha saído na hora. 10 min depois de termos chegado, anunciaram que ia demorar mais meia hora... Se tivesse perdido, eu tava ferrada. Ufa!

No começo, a questão das malas foi tranquilo. Um mochileiro da Macedônia, AIESECo que, por acaso, estava de passagem em Brasov no dia anterior, foi comigo de lá a Bucareste. Foi bom que ele pos as malas no trem e carregou a grande enquanto eu só me preocupava com a média. Ruim porque ele é muito abusadinho, ficou falando pra eu deitar no colo dele, etcs. Dei gelo nele e resolvido. Minha relação com ele era pura e unicamente aproveitadora – ele carrega as malas e tchau. Depois da festa de despedida, nem conversar mais eu queria. Chegando em Bucareste, deixamos as malas no bagageiro (tem em toda estação, paga uns 3~4 reais/mala.dia).

Como o trem tinha atrasado, chegamos em torno das 10h e eu só tinha das 10h ao meio-dia para imprimir documentos, tirar dinheiro e achar o consulado da Sérvia. Por sorte, o consulado não era muito longe e, mesmo com trânsito, em meia hora já estava lá. Daí foi mais meia hora para conseguir imprimir o que eu precisava (não tinha dado para fazer isso no dia anterior) e cheguei no consulado as 11h. Lá, me falaram que a taxa que eu teria que pagar era em euros, ou seja, eu teria que trocar dinheiro. Daí foi mais meia hora procurando casa de câmbio. Mas no fim, deu tudo certo e cá estou com meu visto de trânsito de 3 dias :)

Ok, meio dia e eu com visto na mão. O que fazer em Bucareste até as 9 da noite? Normalmente eu iria andar, ou pra casa da Alex, minha amiga romena. Mas ela não estava lá e eu estava com uma mistura de fome+calor+preguiça+mochila pesada que me levou a entrar num café 30min de caminhada depois. Sentei a bunda lá e fiquei atééé dar umas 7. Estação, suprimentos para a viagem (água, chiclete, biscoito, sudoku, y otras cositas mas) e trem.

E eu pedi uma salada de fruta... :)

Daí veio minha primeira (e não última) experiência com malandros na viagem. Saca só o truque do cara: um velhinho, com cara de bonzinho, vem e pergunta alguma coisa. Você, educamente, responde algo em inglês como “Sorry, I don’t speak Romanian”. Ele, vovô simpático, vem e fala com você em inglês: Is this the train to Belgrade? Você responde, ele te dá mais um sorriso e pergunta: Where are you from? Respondo normalmente, sem dar abertura para mais conversas e sem ser seca. E vem ele de novo: Ohhh Brazil, nice country! Reação normal, até então. Todo mundo fala isso. Do you have any Brazilian money or coins? I collect it. A besta aqui nem imaginou que fosse truque e, por sorte, não tinha nada. Falei que não e ele se foi. Mais tarde, ele veio tentar falar comigo de novo e um cara, se não me engano, inglês, me avisou: Hey, don’t listen to what he’s saying. It’s a trick, the guy ask to see your money, take it and will never give it back. E nessa que percebi que teria caído se tivesse algum dinheiro brasileiro… Pelo menos me abriu os olhos para possíveis futuros truques.

No vagão leito, uma confortável caminha me esperava. E eu, morrendo de sono, não quis saber de ver seriado, filme, nada. Ajeitei minhas coisas e deitei. Era mais confortável que a cama que dormi por 2 meses em Brasov, antes de me mudarem de quarto na última semana. Ou eu estava mesmo com muito sono mesmo =p

Cheguei em Belgrade, novamente, atrasada (sério, acho que até hoje não vi um trem que estivesse na hora no leste europeu todinho). Perdi o trem das 10 e pouco e tive que esperar até 3 da tarde pelo próximo. Ok, 4h de espera, o que fazer? Plano simples: largar as malas no bagageiro, pega um mapa, e vai de mochila nas costas caminhar. No fim das contas, não foi uma boa idéia, não com aquela mochila pesada e calor. Mas deu pra ver um pouquinho da cidade e achar um café bem legal. Como o wireless não estava funcionando, acabei indo usar a internet no McDonalds pra acertar as coisas de onde exatamente eu ficaria na Croácia.

Impressão superficial de Belgrade: pessoas simpáticas, cidade cinza, pichada, não bonita, porém não suja. Sem muitos ciganos e sem-teto no centro e na estação, diferentemente da Romênia, que é cheio de cigano até nas estações. Trânsito meio louco, faixa de pedestre não é tão confiável quanto em Praga e Brasov.Tudo bem barato - tirei 20 euros (2000 da moeda local) e sobrou bastante, isso que só comprei coisas em lugares de turistas.

De volta para a estação, novos suprimentos, malas (mãos já vermelhas e doloridas) e trem. Agora em cabine normal, me aconteceu a segunda tentativa de truque. Um cara jovem, na casa dos 20, vestido de forma descolada, óculos, mochila nas costas – diria um típico viajante - vem, abre a porta da cabine com cara de desesperado e manda um: Do you speak English? Respondo, dessa vez já mais seca, que sim. Oh, great! Is this the train to Zagreb? Respondo que é, já desconfiada porque eu tinha feito a mesma pergunta pro oficial que fica na porta do trem e ele falava inglês. O cara, demonstrando um mega alívio: Thank God! I really need some help here and couldn’t find anyone who speaks English. My name is Fulano, what’s you name? E estendeu a mão para cumprimentar. Nisso, uma senhora passou por trás dele e fez sinal de não com a cabeça para mim. Cumprimentei por educação. Can you please come and help me out? Fazendo sinal pra eu ir lá fora com ele. Falei que não, o trem estava para sair e não ia largar minhas coisas. Ele insistiu, falei que eu realmente não podia sair e ele saiu sem falar mais nada. A mulher veio mais tarde me falar que isso era um truque (ou pelo menos acho que foi isso que ela falou, porque ela falou em língua croáta ou sérvia...). Agradeci a boa intenção dela. Mas dessa vez eu não teria caído...

Agora cá estou, das 15h30 até as 23h no trem. Vim preparada, baixei várias coisas antes de sair de Brasov. Acho que vou assistir Doctor Who. Chegando em Zagreb, a amiga ou pais da Zizi vão me buscar (apesar que falei que não precisa, iria de táxi – ela insistiu). Tô sedenta por um banho. E a noite é uma criança, talvez saiamos, sei lá. Devo ir pra Dubrovnik (praiaaaa) sexta ou sábado, encontrar o Renato da minha sala da faculdade e uma amiga dele. Durante a semana, a Ka e o Beraba devem vir me visitar :) No mais, tô total sem planos hehe essa é a graça da coisa!

Dia 18 chego em Praga. Oficialmente menos de 2 semanas agora. Can’t wait!!! Rever todo mundo, me sentir em casa de novo. Poder cozinhar, tudo ser ridiculamente perto! E trabalhar de verdade pela primeira vez na vida!!! Extremamente ansiosa e animada com tudo!!!

Mas é isso aí, essa viagem são minhas últimas férias em um grande tempo. As próximas são só em Julho do ano que vem. Tá, o Natal também é pseudo-férias, mas acho que não conta. E eu estava precisando de um break e de sair da Romênia. Também vai ser a marca, um turning point da minha vida. Mesmo voltando pra Praga, tudo vai ser diferente dessa vez. Também é válido lembrar que nunca viajei assim, completamente sozinha e sem rumo e isso é algo que sempre quis fazer. Por tudo isso, considero essa viagem uma das mais importantes que já fiz/vou fazer e pretendo fazer de tudo para que seja a melhor experiência possível!

Desejem-me os 4 S de uma viagem: sorte, saúde, segurança e, claaaaaaro, sightseeing (se você pensou sexo, é um depravado =p) . Aguardem o “Diário da viagem sozinha para Croácia II”, se leram até aqui hehe

Beijos e queijos!



(tô tentando por fotos, mas não vai... depois tento de novo... e continuação em breve!)

3 comentários:

  1. Nuh, ja aconteceu tantaaa coisa depois disso... muitas coisas legais pra contar! Nem sei se vou lembrar de tudo, de todos que ja conheci! Mas enfim, qnd sobrar um tempinho maior eu posto!

    ResponderExcluir
  2. agora que mminha net reviveu (aee) pude voltar a frequentar o blog
    e então
    vc está tendo os 4 S's ?
    coisa que aprendi no poupa temmpo eh que um velinho supimpa é sempre o primeiro fdp a reclamar de vc se algo da errado ¬¬
    cuidado com pessaos fofas
    saudades mana

    ResponderExcluir
  3. Então... faltou um pouco de segurança, na verdade hehe
    Ahahaha velhinhos tem problema, aprendi nessa viagem... já tive problemas com 2... tô começando a ter medo dos vovôs...
    Bjãooo saudades! E seu presente romeno tá comprado haha

    ResponderExcluir